quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Que tal utilizar o editor de texto para realizar esta ideia/aula

Professor/Coordenador
Busque a parceria com professor e ponha em pratica esta aula utilizando o editor de textos para as atividades dos alunos. Ou quem sabe, incentivá-los a criar slides utilizando os provérbios, contando história, charges, desenhos, fotos tiradas com o celular. Vamos tentar?
"Investigue a origem dos provérbios mais usados em diferentes regiões do Brasil e questione os alunos sobre os valores que estão por trás dos ditados populares.

Objetivo
- Perceber o conteúdo ideológico dos provérbios.
- Analisar a relação entre provérbios e "sabedoria popular".

Provérbios. Casa de ferreiro, espeto de pau
Conteúdos
- Provérbios da Língua Portuguesa.
- Sabedoria popular.

Tempo estimado
Duas aulas

Materiais necessários

Cópias do artigo "'O seguro morreu de velho’: a história de um provérbio vivo" (Veja, Ed. 2245, 30 de novembro de 2011); computador com acesso à internet para mostrar o vídeo da canção "Bom Conselho", disponível em http://abr.io/1Yf7 (você também pode utilizar um aparelho de som para mostrar a canção aos alunos); cópias da letra da canção para todos os alunos; cartolinas e canetinhas para a elaboração de um painel de provérbios.

Introdução

O artigo de Veja sobre o provérbio "O seguro morreu de velho" aponta um caminho interessante para analisar com a turma que conteúdos ideológicos estão por trás das manifestações da chamada "sabedoria popular". Percorra essa trilha com os alunos."
Para saber mais, acesse NOVA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário