UTILIZANDO TIC

Nesta página será postado sugestões de como utilizar as TIC nas salas de informática. Aceite o desafio e vá em frente, basta querer.

Professor de Michigan utiliza iPad para ensinar alunos.

Perry Samson, professor da Universidade de Michigan nos EUA, desenvolveu um software que permite que ele utilize o iPad para ensinar seus alunos.

Com o aplicativo
LectureTools instalado em laptops e iPads, o professor manter a atenção de seus alunos durante as aulas. De forma descontraída e envolvente, o programa faz com que os alunos tenham mais vontade de aprender graças aos recursos de interação.

Atualmente, 20 turmas já estão utilizando este sistema na universidade. Saiba mais acessando AQUI.

USANDO LIVRO/BLOG
Trabalhando com o livro: VIDAS SECAS,  de Graciliano Ramos, a professora Marli leva seus alunos a contextualizar  com a seca que aconteceu na região. Acesse o blog e conheça o projeto e como foi a participação dos alunos.

UTILIZANDO FILME/BLOG
Professora Rosângela utilizou o filme SHREK, em sala de aula, através do datashow passou o filme e com o roteiro, a turma pode contextualizar o tema com o conteúdo de Sociologia (Valores) trabalhado durante o bimestre.
Acesse o blog e compreenda como foi desenvolvido o trabalho.

PESQUISA NO  GOOGLE/CONTEÚDO
Objetivos
- Promover a discussão sobre o uso da ferramenta de busca Google, sua utilidade e suas limitações.
- Fomentar uma percepção crítica em relação aos resultados de pesquisas na Internet e sua utilização no ambiente escolar.
Conteúdos
- Ciências Sociais. (QUALQUER CONTEÚDO)
- Internet.
- Ferramentas de busca.
- Google.
Tempo estimado
Duas aulas

Material necessário
Cópias da reportagem "Mil e uma maneiras de perguntar ao Google" (Veja, Ed. 2234, 14 de setembro 2011) para todos os alunos. Além disso, será necessário ambiente para que a turma tenha acesso à Internet (como a sala de informática) ou um computador conectado com recursos de projeção para o professor.Saiba mais acessando NOVA ESCOLA

MATEMÁTICA E HQ - Interpretação de enunciados de problemas 

Objetivo

Interpretar os enunciados dos problemas.

Anos
2º e 3º anos
Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Alunos com deficiência intelectual podem aprender a resolver problemas de adição e de subtração. Procure explorar situações do cotidiano da criança e repita a atividade diversas vezes para facilitar a compreensão. Antecipe as atividades para o aluno e amplie o tempo de realização das etapas para que esta criança proponha uma solução e compartilhe-a com os colegas. Proponha atividades que possam ser realizadas em casa e conte, também, com a ajuda do AEE.
Desenvolvimento
Voce pode utilizar o HAGAQUÊ, incentivando as crianças a criarem histórias em quadrinhos aplicando as operações matemática como soma, subtração, divisão e multiplicação, explorando a reflexão da problematização criada pelo próprio aluno, (alem de trabalhar a criatividade e ortografia);
Ou ainda, com alunos do Ensino Médio, poderão criar slides usando recursos  com a voz do aluno ou mesmo do professor, explicando o calculo, para ser apresentado a turma.
Organize as crianças em duplas e apresente a situação-problema: "Mamãe foi ao mercado e na sacola trouxe: 12 laranjas, 3 litros de leite, 1 pão de fôrma, 4 maçãs, 1 penca com 8 bananas e 2 caixas de suco de uva. Quantas frutas ela comprou?" Solicite que um aluno explique para o outro quais informações devem ser selecionadas para resolver a questão, relatando qual caminho usou para resolvê-lo. As duplas terão de chegar a um consenso sobre a estratégia escolhida. Solicite que algumas duplas apresentem os procedimentos utilizados e justifiquem. Pergunte: quem pode ler o problema novamente? Há alguma palavra nova ou desconhecida? Do que ele trata? Qual é a pergunta? O que se quer saber? Retome a leitura do enunciado quantas vezes forem necessárias e peça que grifem informações que serão utilizadas. Em seguida, peça que façam os cálculos. Peçam para transformar em histórias ou slides.
Saiba mais, acessando: NOVA ESCOLA


MAIS MATEMÁTICA
Introdução
Donald no País da Matemágica é uma viagem em um mundo de fantasia onde as árvores têm raízes quadradas. Disney usa a animação para explicar o pentagrama que contém a regra de ouro e, baseado nele, explica a relação de proporção do retângulo de ouro, que representava para os gregos a lei da beleza matemática. "A obra é questionável ao associar a disciplina à mágica e apresentá-la como uma tarefa para intelectuais. Mas algumas cenas contribuem para explorar a relação das teorias matemáticas com a música, a arquitetura e a arte", afirma Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC). Saiba mais acessando.....
EDUCAÇÃO FISICA
Crie um blog para trabalhar com seus alunos uma ou várias pesquisas com temas diferentes. Por exemplo, QUE EFEITO O EXCESSO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS PODE CAUSAR NO ORGANISMO, AINDA MAIS DAQUELES QUE NÃO SE EXERCITAM? Incentive seu aluno a pesquisar  na própria escola, através de questionários e fotos que eles podem tirar com seus celulares. Depois, peça para pesquisarem o efeitos de tais alimentos no organismo e suas consequências. Feito isto, peça para produzirem textos e leve-os a postarem no blog com as imagens tiradas por eles. Incentive os alunos a comentarem as postagens dos colegas.

UTILIZE A VEJA SALA DE AULA /VIRTUAL
Utilize a Sala de Informática para seus alunos exercitarem a leitura de várias disciplinas pensadas para auxiliar e reforçar sua aula.
Professor, você pode explorar os conteúdos de VEJA com seus alunos do Ensino Médio.
Semanalmente, quatro planos de aula são criados nesta página com base em textos publicados na revista. VEJA NA ESCOLA