Educadoras compartilham a experiência de ensinar alunos com necessidades educacionais especiais. As soluções sempre envolvem o trabalho em equipe.
Ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (NEE) ainda é um desafio. Nos últimos dez anos, período em que a inclusão se tornou realidade, o que se viu foi a escola atendendo esse novo aluno ao mesmo tempo que aprendia a fazer isso. Hoje ainda são comuns casos de professores que recebem um ou mais alunos com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento (TGD) e se sentem sozinhos e sem apoio, recursos ou formação para executar um bom trabalho. Dezenas de perguntas recebidas por NOVA ESCOLA tratam disso. Mas a tendência, felizmente, é de mudança - embora lenta e ainda desigual. A boa-nova é que em muitos lugares a inclusão já é um trabalho de equipe. E isso faz toda a diferença.
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- 1Como garantir a aprendizagem de uma criança com paralisia cerebral?
- 2O que fazer quando recebo um aluno com deficiência em uma turma numerosa?
- 3Como conseguir recursos quando a escola não tem sequer infraestrutura adequada?
- 4Como deve ser a articulação entre o professor da sala e o responsável pelo AEE?
- 5Qual a melhor maneira de lidar em sala de aula com situações-limite?
- 6Como a tecnologia pode melhorar a aprendizagem de alunos com deficiência?
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